Shein desbanca Gucci e Nike e lidera mercado de moda global
- sindivestedesign
- 25 de mar.
- 2 min de leitura
Segundo um relatório da GlobalData, a Shein tornou-se a marca de vestuário com maior crescimento de participação no setor em 2024.

Vem saber mais!

James Manning/PA Images via Getty Images A varejista chinesa tem variadas opções de moda para atendar um público amplo e diverso.
O crescimento da Shein
De acordo com o estudo, a Shein avançou 0,24 ponto percentual em participação de mercado em comparação a 2023. O crescimento acelerado da marca é atribuído aos preços acessíveis e à capacidade de seguir rapidamente as tendências de moda. Porém, a empresa ainda é alvo de críticas por questões trabalhistas e pelo impacto ambiental devido ao modelo de negócio baseado no fast fashion.

Anthony Devlin/Getty Images for SHEIN Shein
O mercado de luxo
No mercado de luxo, os resultados foram variados. Chanel e Hermès foram destaques positivos, com aumento de 0,59 e 0,55 ponto percentual, respectivamente.
Já a Gucci enfrentou um declínio de 0,10 ponto percentual — a maior do setor —, refletindo as dificuldades da marca em atrair consumidores após mudanças na identidade visual e na estratégia criativa, com a entrada de Sabato de Sarno em 2023; a saída dele no mês passado; e, agora, a contratação do polêmico Demna Gvasalia.

Estrop/Getty Images Chanel

Hermès/Divulgação Hermès

John Phillips/Getty Images for Gucci Sabato de Sarno
Marcas esportivas
Entre as marcas esportivas, a Adidas se destacou ao crescer 0,17 ponto percentual, impulsionada pelo sucesso da linha Adidas Originals. Em contrapartida, a Nike sofreu a maior retração do segmento, perdendo 0,11 ponto percentual, o que levanta questionamentos sobre a adaptação da empresa às novas demandas dos consumidores.

Jeremy Moeller/Getty Images Adidas

Smith Collection/Gado/Getty Images Nike
O cenário de 2024 demonstra que o mercado da moda segue dinâmico, com marcas consolidadas enfrentando desafios e novos modelos de negócio ganhando força. O impacto das mudanças de consumo deve continuar moldando o setor nos próximos anos.
Comments